ENTREVISTA COM MARI FIGUEIREDO: TIRO, PORRADA E BOMBA!
- Northon Bassan
- 10 de ago. de 2017
- 4 min de leitura
A premiada maquiadora brasileira conta tudo sobre caracterização em filmes
“Nunca pense que você já realizou as maiores loucuras num job, porque sempre vem outro e supera. ”, conta Mari na sua página no Facebook.

Mari Figueiredo, 33, é maquiadora profissional de cinema, premiada e requisitada nas telonas e foi chefe de caracterização no longa metragem Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo, que conta a trajetória do lutador de MMA, que deixou todos boquiabertos pela semelhança e abriu portas para apresentar seu trabalho audiovisual.

“Minha estranha obsessão: veias. (Bolhas e casquinhas também)”, Mari apresentando um dos seus trabalhos.
A maquiadora nos contou que trabalha com efeitos de fantasia, aqueles duendes, zumbis e extraterrestres que nos assustam e nos levam para outros mundos, e efeitos realistas, como cirurgias e acidentes, que podem ser vistos na 2ª temporada de Segredos Médicos da Rede Globo.
Batalhadora e persistente, Mari ganhou, pela segunda vez, o Prêmio Avon de Maquiagem, que já conta com mais de vinte edições e contempla diversos maquiadores de todo o país.
Na 21ª edição realizada em 2016, sob o tema Modernismo da Maquiagem Brasileira, Mari venceu na categoria audiovisual com o trabalho Mulheres – Nenhum Mal Passará dentre os 17 selecionados, além de passar pelos mais de 1.500 inscritos. “Na etapa Ao Vivo, reproduzi a maquiagem da mulher machucada que ainda se pinta para a guerra, continua batalhando. Transformei os traços da luta diária em formas mais delicadas e feminina”, explica Mari que representou o empoderamento feminino. É a segunda vez que a maquiadora se inscreve e é premiada.
Mari Figueiredo também é uma das indicadas ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017, que ocorre em setembro.
Confira a nossa entrevista com a maquiadora que faz tudo se tornar realidade e trabalha com as próprias mãos:

Blog Macho Alfa (M.A.): Qual a sua atuação como maquiadora?
Mari Figueiredo (M.F.): Eu me dedico a área de audiovisual, transformo os rostinhos! Então tudo que possa ser usado em tv, cinema, web serie, vídeo clipe, etc. é o que faço.
M.A.: Quais os seus trabalhos como maquiadora audiovisual?
M.F.: Já trabalhei em alguns projetos, mas os que levam minha assinatura são a série “Segredos Médicos 2° temporada apresentada no canal Multishow”, o longa cinematográfico “Mais forte que o Mundo”, a peça teatral “Pluft, o Fantasminha” e o filme Los Silencios.
M.A.: Nos conte um ponto forte da sua personalidade!
M.F.: Sou comprometida com o que faço e me dedico da melhor maneira possível. M.A.: Tem novidades por aí?! Quais os próximos trabalhos?
M.F.: Vou cobrir um outro maquiador em outro filme. O máximo que posso dizer...é um filme com tema de luta.

M.A.: Qual o seu maior desafio na profissão?
M.F.: Não ter uma rotina! Viajo, fico longe da família, não vejo amigos, mesmo se estiver na mesma casa. As filmagens são de quase 12 horas por dia, mais 3 horas de deslocamento até o set e folga uma vez por semana. Para adaptar a barriga de plástico no ator de “Segredos Médicos” demorei em torno de uma hora, aliás, já tinha criado e errados diversas vezes enquanto a produzia...É muito puxado!

Blog Macho Alfa: Como você indicada ao filme Mais Forte do Mundo?
Mari Figueiredo: Fui indicada por outros maquiadores que acreditavam que o filme tinha a minha cara!
M.A.: Nos conte algum pedido inusitado de maquiagem?
M.F.: Tive que simular a retirada de uma enguia do intestino de um cara, e não foi para gravação!

M.A.: Você seria maquiaria defunto?
M.F.: Sim! Seria o melhor cliente..não reclama (risos). Mas brincadeiras à parte considero a necromaquiagem um trabalho muito bonito e louvável.
M.A.: Quanto tempo demora para montar uma maquiagem no José Loreto, o José Aldo no filme?
M.F.: Depende do trabalho. Já fiz maquiagem de 8 horas. Às vezes tenho que criar os itens que vão caracterizar o ator, como orelhas, barrigas, sangue, normalmente sou eu mesmo que crio.
M.A.: Qual a exigência para a maquiagem do José Aldo?
M.F.: A marca principal do Aldo é a cicatriz no rosto. Foram vários testes até conseguir o resultado final aprovado pelo diretor. Levamos cerca de 40 minutos para montar a maquiagem no ator e produzimos cerca de 100 próteses, somente da cicatriz!
Blog Macho Alfa: Quais as dificuldades durante a gravação do filme?

Mari Figueiredo: Tive pouco tempo de pré-produção, então foi corrido. Fora isso, era machucado e mais machucado; e garantir a continuidade é sempre um problema. O suor atrapalhava bastante.
Mari nos conte curiosidades durante gravações e criações das maquiagens.
Teve um momento que, hoje, a gente dá risada, mas na hora foi bem tenso. Numa gravação no Rio, a camareira do hotel jogou fora a caixa com todas as próteses de orelha. Estava fora, então tive que enviar a reserva pelo correio embalada numa caixa de pizza, por ser mais prática e também tem ventilação. A camareira com certeza não abriu a caixa e achou que tinha resto de comida. Foi um fuzuê!
Confessamos que Mari é muito divertida e sorridente!
Visite seu perfil no Facebook (/mari.fwagner) e confira as fotos do seu trabalho, foi de lá que tiramos para te mostrar!
Comments