"MACHÃO", o novo estilo comportamental entre os homens
- Northon Bassan
- 11 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Nova tendência de personalidade, aparência e comportamento masculino tem o nome de "Lumbersexual"
O estilo "machão" pode parecer um cara marrento, sem modos e escrúpulos, mas se engana quem pensa que homem não pode ter estilo e ser educado, mas não um bom moço! Assim se definem os adeptos ao comportamento "lumberjack" (leia-se 'lamber-jeckie'). O termo é inspirado na forma de se vestir dos lenhadores americanos (lumber, de lenhador e sexual, de conquistador), um tipo rústico, largado, mas não desleixado e desarrumado. A nova tendência tem o seu charme com a combinação de camisetas xadrez, de preferência nas cores vermelha e preta, calça jeans surrada e coturno ou tênis de cano alto, e o principal ostentação A BARBA COM PELOS MAIS COMPRIDOS DO QUE O TRADICIONAL, para dar a aparência viril.
Os garotões que utilizam o stylist dizem não seguir uma moda, mas um modo de viver e vestir. A tendência mundial foi lançada pelos hipsters na crise de 2008 nos Estados Unidos, quando a classe média começou a poupar grana e se vestir com roupas mais duráveis e de boa qualidade. Algumas marcas ganharam a fita e investiram no estilo workwear um ano depois, mas foi em 2014 que o visual mais rústico virou convenção entre os homens de fibra! Apesar de lembrar a linha metrossexual, que é vaidosa, cheirosa, faz sobrancelhas e se veste nos trinques, os lumbersexuais são desarrumados, têm uma pegada mais forte, para não passar a imagem de bom moço.
As principais características no estilo comportamental dos "machões lumbers" são camiseta xadrez, moletom de capuz, calça jeans lavada com a barra dobrada para valorizar os coturnos e tênis de cano alto nas cores nude, preto, vinho ou verde musgo, há preferência pelas cores terrestres.
SEJA UM MEMBRO LUMBERSEXUAL
"O estilo lumberJack consiste na barba cobrindo o pescoço de forma arredondada, mas o desenho do bigode é o cara quem manda!", conta Mateus dos Santos, que é barbeiro há quatro anos e trabalha no Salão de Beleza Socila, em Campinas, interior de São Paulo. A preferência entre os homens barbudos é o comprida dos pelos da barba e para mantê-los tem todo um cuidado especial, "lavagem com shampoo específico para barba ou sabonete de hidratação e higienização, e para finalizar e dar aquela fragrância perto dos lábios uso de óleo de amêndoas, que também auxilia no brilho dos pelos", dá a dica o barbeiro. Ainda, o corte mais pedido é o Old Dutch, que é mais arredondado e curto, apenas dando volume no rosto. "Não tem um formato de rosto específico para usar o estilo lumber, pois tem quem prefira o corte degradê no maxilar ou então mais cheio sem finalização com a navalha para dar um ar mais rústico e largado.", Mateus deixa algumas opões para quem quer ser iniciante com estilo.


O look "lenhadores de filmes americanos" tem seus representantes no Brasil, como Cauã Reymond e Bruno Gagliasso. "Sempre gostei do tipo lumberjack, uso barba há uns 3 anos, porém no estilo há uns 5 meses", conta Arthor Ferreira da Silva de 26 anos que é adepto à nova tendência. Para dar início ao stylist mais viril tem que ter paciência, Arthor conta que "para a barba crescer esperei em torno de 6 meses, hoje tenho 5 dedos abaixo do queixo." Parece ser difícil manter o estilo e ainda ter que conquistar as garotas, mas para Arthor não é bem assim, "aparo a barba em casa mesmo, uso shampoo, condicionador e pomada modeladora."
Eaê, gostou no novo "estilo machão" de xadrez, calça jeans e barba comprida?
Acompanhe o Blog Macho Alfa, o primeiro a falar sobre empoderamento masculino sem resenhas e preconceito!
Seja mais do que comum. Seja Macho Alfa.
Comments