Administrador de empresas ajuda pessoas desconhecidas através da Corrente do Bem dos Currículos
- Northon Bassan
- 10 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
“E eu sempre penso que, se temos a chance de fazer algo por alguém, temos a obrigação de fazer.”
Por Northon Bassan
A taxa de desemprego no Brasil é a maior em cinco anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O ano passado fechou com mais de 12 milhões de pessoas disponíveis para o mercado de trabalho. Com os dados alarmantes, Fernando Santos Filho, 36, envia currículos de profissionais desconhecidos através de uma "Corrente do Bem".
5h30 da manhã e o administrador de empresas, Fernando, está a todo vapor para as suas atividades diárias. Além de ter um trabalho fixo, ele também é presidente em uma Consultoria em Gestão Empresarial. "Vou dormir por volta das 1h ou 2h da manhã", conta.

Com fama de organizado, o administrador é um exemplo a ser seguido. Durante congressos, feiras, eventos, cursos, Fernando trocava cartões de visitas e com isso criou uma base de dados de empresas. A "Corrente do Bem dos Currículos", como gosta de chamar a sua boa ação, começou em 2013, quando ajudou amigos desempregados a se recolocarem no mercado de trabalho. Depois de um tempo, currículos de desconhecidos começaram a chegar até o Fernando. "Recebo aproximadamente uns 60 a 70 currículos por mês.", conta.
A Corrente ganhou fama entre os amigos, familiares e profissionais de Recursos Humanos. “Eu imagino que, algum destes meus contatos deva ter encaminhado os e-mails da "Corrente do Bem de Currículos" para os seus próprios contatos, e provavelmente entre eles haviam recrutadores e head hunters.”, de tal forma que a base de dados aumentou.

A base de dados da Corrente tem contatos de empresas e currículos de profissionais de diversas áreas de atuação. "No início, eu tinha somente 85 currículos salvos, em 2014 recebi mais 276, totalizando 361”, conta Santos, e “em 2017 fechei o ano com mais de 4.000!." Para o envio de tanto material foi necessário abrir dez contas de e-mail, já que o Google, serviço gratuito, permite enviar 500 endereços por vez. “Conciliar essas jornadas de trabalho com as ações da Corrente do Bem de Currículo é bastante árduo”, relata Fernando, que disponibiliza três horas da sua folga durante os finais de semana para cuidar dos currículos. A tarefa envolve a seleção de profissionais em planilhas, que contêm a separação de pessoas empregadas através da Corrente e a lista de empresas para encaminhar.
O trabalho de ajuda ao próximo continua em 2018, “só comecei a separar no ano passado os currículos dos candidatos que receberam algum contato ou que conseguiram emprego através da Corrente do Bem de Currículos”. Para enviar o seu material ao Fernando e contribuir com contatos de recrutadores, escreva um e-mail para o endereço eletrônico: pofernando@gmail.com.

A "Corrente do Bem dos Currículos" é gratuita e visa ajudar pessoas. "O que eu ganho com isso é a imensa satisfação em saber que, nem por um curto período, esta pequena ação é fonte de esperança para alguém”, exclama Fernando, que ainda deixa a mensagem de conforto e aprendizado para todos: "e eu sempre penso que, se temos a chance de fazer algo por alguém, temos a obrigação de fazer.”
Comments