Teste rápido de HIV é vendido em farmácias de todo o Brasil
- Northon Bassan
- 7 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Por Northon Bassan
Em todo o mundo, cerca de 2 milhões de pessoas foram infectadas pelo vírus HIV em 2016, segundo estatísticas UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS). O teste rápido para detecção precoce do vírus HIV está disponível para venda nas farmácias desde julho do ano passado. A mostragem é parecida com o teste de gravidez. O autoexame não precisa de prescrição médica e o resultado sai em 20 minutos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) garante a eficácia de 99.9% e alerta que em caso de resultado positivo a pessoa deve procurar uma contraprova em laboratório.

O teste rápido é encontrado em farmácias ou pode ser adquirido na internet, o preço varia de fabricante, com valor médio de R$ 85. No Brasil, surgem, por ano, 40 mil casos novos de infecções por sexo desprotegido. Caso o resultado seja negativo, o fabricante recomenda a repetição do teste entre 30 a 60 dias, chamada de "janela de exposição", que é o período de exposição ao víruas através de relações sexuais.
Para saber onde fazer o teste em uma unidade de pública ligue para o Disque Saúde (136). Existem no mundo 36,7 milhões de pessoas vivendo com o vírus HIV, deste total 20,9 milhões fazem o acompanhamento com a terapia antirretroviral, segundo o estudo da UNAIDS.

O fabricante alerta para o caso de resultado positivo, deve ser realizada uma contraprova em um Centro de Testagem, que além da coleta e da execução do teste, há um processo de aconselhamento e acompanhamento do paciente infectado. "Teste Rápidos" são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e são feitos de forma anônima.
O site testenatesta.com.br disponibiliza uma pesquisa de Centro de Testagem em todo o Brasil.
Commentaires